Preview Mode Links will not work in preview mode

Biologia In Situ


Nov 9, 2023

Olá, bio-ouvintes!

Bom, não é nenhuma novidade que o aquecimento global é um problemasso hoje em dia.. Mas qual a relação disso com uma possível nova pandemia?

Microrganismos que estão congelados há milhares de anos representam um grande problema para a saúde pública! Um estudo recente mostrou que vírus extraídos da camada de permafrost (camada de solo permanentemente congelado)  na Sibéria permaneciam infecciosos.

Eles são capazes de realizar um processo chamado de criptobiose, onde o metabolismo pode se manter inativo por muuuito tempo, porém o organismo se mantém vivo. O aumento de temperatura tem dado espaço para que vírus encontrados em geleiras derretendo sejam expostos!

 

CONTATOS

cartinhas@biologiainsitu.com.br

Instagram, Facebook e LinkedIn: @biologiainsitu

Twitter e TikTok: @bioinsitu

 

APOIO

Apoio recorrente na Orelo! Ou no Padrim!

Pix: cartinhas@biologiainsitu.com.br

Também no PicPay!

 

CRÉDITOS

Coordenação por Bruna Canellas, Cristianne Santos, Heloá Caramuru, Ricardo Gomes e Vitor Lopes.

Pesquisa, roteiro e locução: Ana Victória.

Edição e mixagem de áudio: Bruno Nappo.

Arte de capa: Larissa Castro.

 

CITAÇÃO DO EPISÓDIO (ABNT)

Biologia In Situ 121: 121 - Bionews - A nova pandemia de vírus ancestrais. Coordenação: Bruna Garcia da Cruz CanellasCristianne Santana SantosHeloá Caramuru CarlosRicardo da Silva Gomes e Vitor Estanislau de Almeida Souza Lopes. Pesquisa, roteiro e locução: Ana Victória de Sousa Bezerra. Edição e mixagem de áudio: Bruno Nappo Fernandes. Arte de capa: Larissa Araguaia Monteiro de Castro. [S. l.] Canal Biologia In Situ, 09 de novembro de 2023. Podcast. Disponível em: <https://biologiainsitu.com.br/121-bionews-a-nova-pandemia-de-virus-ancestrais/>.